Encontro de Arte Educação da Escola de Belas Artes: experiências formativas e extensionistas
O Encontro de Arte Educação da Escola de Belas Artes, trata-se de um evento organizado e promovido pelos discentes do curso de Desenho e Plástica da EBA-UFBA, por meio de apoio financeiro estudantil da Proext-UFBA. A IIIa Edição do Evento irá ocorrer nos dias 20, 21, 22 e 23 de Outubro, na Escola de Belas Artes, na Av. Araújo Pinho 212. O evento é desenvolvido para atender o público estudantil, a comunidade, docentes e pesquisadores de Arte Educação, originando-se a partir de discussões em sala de aulas e eventos desenvolvidos pela parceria entre a Faculdade de Educação e a Escola de Belas Artes, no intuito de criar espaços para a ampliação de discussões que fomentam o ensino e a arte, trocas de experiências e o desejo de estreitar ainda mais a relação FACED-EBA.
Legenda: Estudantes da Escola de Belas Artes, membros do Grupo Griô, professores supervisores do PIBID-CAPES e coordenadora da Ia Edição do Evento.
Alinhado com os pilares da Universidade Federal da Bahia: ensino, pesquisa e extensão, o evento realiza atividades que contemplem esses ideais, busca fomentar a discussão de temas transversais no que diz respeito ao ensino em Artes Visuais, estimular a reflexão acerca da perspectiva decolonial para a produção de conhecimento artístico-pedagógico e o compromisso com o cumprimento da lei 11.645/2008. A programação irá contar com apresentação de trabalhos acadêmicos, mesas de conversa, oficinas, palestras, dentre outras experiências formativas que compõem a programação, com início às 8h às 12h, pela manhã, e à tarde, das 14 às 18h.
Nas edições anteriores, o evento trouxe os temas: “O Ensino de Artes Visuais em Comprometido com o Cumprimento da LEI 11.645/2008 e Uma Arte-Educação Emancipadora, em sua primeira edição” e “Encruzilhadas da Arte-Educação”. Neste ano, o evento conta com o tema “Raízes Criativas: A Arte e Educação para Futuros Ancestrais”. Com a nova proposta, os discentes de licenciatura em Desenho e Plástica, visam estimular o reconhecimento e a valorização dos saberes ancestrais, na formação artística e pedagógica, reforçando o compromisso da universidade com a sociedade. Este ano, a comissão organizadora traz como novidade, a produção de um caderno de relatos, narrando a trajetória do evento e na parceria com a Empresa Júnior da EBA, a Alinhavo, uma união que resultou em uma identidade visual forte e cheia de personalidade.
O evento é uma oportunidade para se aprofundar em temáticas atuais em torno da arte, cumprindo um papel de extrema importância para os estudantes de Licenciatura em Desenho e Plástica, no que se refere a ampliação de repertório nos segmentos de ensino, aprendizagem e cultura. É um momento importante que estimula o contato com a vivência no universo da escola e de instituições não-formais de ensino, além de proporcionar integração e estimular a coletividade estudantil. Segundo Zaira Oliveira:
“O Encontro de Arte-educação da Escola de Belas Artes proporciona o encontro de arte-educadores atuantes e em formação, gerando trocas ricas a respeito da experiência docente no ensino de Artes Visuais. Além disso, o evento conta com temáticas atuais no âmbito da educação que nem sempre são contempladas na formação docente na universidade. O acontecimento do evento na Escola de Belas Artes dá voz para a Licenciatura neste espaço em questão, mostrando o que os licenciandos e licenciados vêm realizando e desenvolvendo.”
Depoimento de Zaira Oliveira — egressa do curso de Desenho e Plástica.
A programação será disponibilizada no Instagram @encontroaedc, onde serão divulgadas todas as informações correspondentes ao evento, assim como editais de monitoria e submissão de trabalhos com emissão de certificado para os participantes. Para se inscrever é simples: acesse o instagram do encontro, clique no link na bio e preencha o formulário de inscrição. A divulgação de resultados será feita via e-mail. A inscrição de trabalhos é direcionada a estudantes, pesquisadores e docentes da área de Artes Visuais.
Segue o encontro no Instagram @encontroaedc e participe com a gente!
Texto produzido por Ana Lívia de Oliveira, membro da Comissão Organizadora do 3o Encontro de Arte Educação
Data do Evento:
segunda-feira, 20 Outubro, 2025 - 08:00 to quinta-feira, 23 Outubro, 2025 - 18:00
Tipo do evento:
Local:
Escola de Belas Artes - UFBA
Imagem:

