ANTÔNIO! TEMPO, AMOR & TRADIÇÃO – ANO XXVIII

Data de publicação: 27 de maio de 2024

Tags:

A devoção a Santo Antônio chegou à Bahia, no século XVI, através dos colonizadores portugueses e da Ordem Franciscana, mas foi no século XVIII, no Recôncavo
Baiano, que as Trezenas [rezas durante 13 dias, entre 1° e 13 de junho] passaram a acontecer nas casas dos engenhos, distante das práticas litúrgicas das Igrejas. Ocupando as residências particulares em outras cidades e na capital, nos séculos que se seguiram, o evento adquiriu características próprias, genuinamente baianas, tais como: criação e montagem de altares transitórios, musicalização das orações [“rezas cantadas”], inserção de instrumentos musicais, baile e de gastronomia, com elementos da culinária junina, como licor, mingaus e bolos.

A exposição “ANTÔNIO! TEMPO, AMOR & TRADIÇÃO” é um projeto de cultura e arte, criado no âmbito acadêmico da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em 1996, com objetivo de resgatar as tradicionais Trezenas para Santo Antônio, e nas suas duas décadas de existência, já foi realizada em diferentes espaços da cidade de Salvador.

Também conhecida como “Santo Antônio da EBA”, essa atividade permanente de extensão da Universidade, propicia momentos de sociabilidade entre a comunidade da UFBA e moradores da cidade de Salvador e região, constituindo-se em iniciativa de salvaguarda desse importante patrimônio imaterial baiano e em espaço de resistência a espetacularização das festividades juninas.

Materializada em 13 altares devocionais principais e exposição de dezenas de obras artísticas referenciadas ao Santo, nas mais diversas linguagens e suportes, a Trezena oportuniza o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, entre as religiões (católica e afro-brasileira) e a arte, entre os saberes e fazeres populares e a Academia, enquanto lócus de ensino, extensão e pesquisa.

Este ano, 2024, completando 28 anos de realização, com o lema “ESPERANÇA, FÈ E FRATERNIDADE”, o referido evento além da bela exposição de altares e obras originais reverenciando o Santo Milagroso Antônio, tem seu ponto alto nas rezas cantadas que acontecem a cada noite, responsabilidade de cada Patrono que tem o compromisso de montar um altar até o dia 31 de maio e de fornecer a “merenda” (mingaus, bolos, licores) para os convidados da sua noite. A abertura acontece em 1o de junho, noite da Reitoria da UFBA, tendo como Patrono o Reitor Prof. Paulo Miguez, e encerramento no dia 13 de junho, dia de devoção a Santo Antônio, esta noite é da comunidade da Escola de Belas Artes, e o seu Diretor, Prof. Paulo Roberto Oliveira, como Patrono.

LOCAL: Casarão da Escola de Belas Artes da UFBA
Avenida Araújo Pinho n° 212, Canela, Salvador-Bahia.

Santo Antonio da EBA – RELEASE

Antonio Tempo Amor e Tradição – PROGRAMAÇÃO 2024