- Categorias:
- Exposição Galeria Cañizares UFBA
- Tags:
Na última terça-feira (21/05), aconteceu a abertura da exposição JOSE MOREA NO BRASIL, na Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes da UFBA, homenageando sua trajetória como artista no Brasil e suas obras. A exposição tem 27 obras que contam com as técnicas de óleo e acrílico sobre papel e tela.
Este artista viveu durante décadas em Salvador e manteve grande parte de sua produção artística no seu estúdio brasileiro. Sua pintura, entre conceitual e neo-expressionista, contém referências culturais afro-brasileiras. Esta retrospectiva “José Morea no Brasil” reúne uma seleção de obras produzidas em diferentes fases da sua residência neste país.
É um dos expoentes máximos da arte contemporânea espanhola e um grande renovador da linguagem pictórica. Na sua obra encontramos múltiplas repercussões que remetem para as mais diversas linguagens plásticas: do pop à abstração, do expressionismo à pintura gestual e conceitual, que enriquece com a sua própria simbologia.
Desde que sua obra começou a se destacar nos anos 70 alcançou um amplo reconhecimento internacional protagonizou exposições individuais entre as que se destacam: Galleria M. Riposatti, Roma (1989); Sheraton, Hon Kong (1998); MAC, Santiago do Chile (2000); CC Recoleta, Buenos Aires (2002); Pinacoteca do Estado de São Paulo (2003); Museu de Arte Moderna Dragão do Mar, Fortaleza (2012); MUVIM, Valência (2013 y 2020); ECA Valencia (2018); Galeria Cañizares, UFBA, Salvador, Bahía 2018. Importantes coleções e museus tem representação da sua obra como o Museu Espanhol de Arte Contemporânea; MNCARS-Museu Nacional Rainha Sofia de Madri, IVAM de Valência, MACBA de Barcelona; Museu de Arte de Baghería, Sicilia, Itália; Museu Salvador Allende de Santiago do Chile; Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAC de Recife, no Brasil.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 04 de junho, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h.