Artista em Destaque: Julian Wrobel – O criador da Técnica Isoporgravura

Data de publicação: 21 de out de 2023

Por Nanci Novais

O Prof. Dr. Julian Andrzej Wrobel possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia, (1974), Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia, (1998), e Doutorado em Artes Visuais também pela Universidade Federal da Bahia, (2015). Como artista visual desenvolve trabalhos artísticos nas seguintes linguagens: gravura, desenho, pintura e escultura.

Sua carreira como docente teve início em 1974, ministrando aulas de Desenho na Escola de Belas Artes e aulas de Descritiva na Faculdade de Arquitetura. Ambas Unidades pertencentes a Universidade Federal da Bahia, logo se aposenta na Faculdade de Arquitetura e segue firme como professor da Escola de Belas Artes da UFBA, onde desde o início assumiu e desenvolveu uma conduta de docência renovadora de acordo com sua própria vocação criativa e engajada nas novas práticas pedagógicas na área das artes, e seu comprometimento com o movimento coletivo da nova geração de professores e alunos da velha academia de Belas Artes, também contribuiu no processo de renovação do ensino e nas inovações das linguagens artísticas nas décadas de 1960 e 1970, a partir daí, já fazendo parte do corpo docente da EBA/UFBA, seguiu a luta consciente do papel do artista/educador.

Nesse sentido muitos dos seus propósitos dessa rica trajetória estão bem traduzidos na sua dissertação de Mestrado realizado no PPGAVEBA/UFBA, e principalmente, na sua Tese de Doutorado, apresentando a pesquisa “Aplicabilidade do isopor como matriz para expressão artística da gravura em relevo e sua poética contemporânea”, o Prof. Julian Wrobel consagrou uma novíssima técnica da Gravura, a ISOPORGRAVURA, técnica descoberta a partir das experiências desenvolvidas no mestrado em busca de novos materiais para confecção de matrizes para a impressão de gravura, a pesquisa realizada no Doutorado fundamentou-se na prática dessa nova técnica com a participação direta dos discentes em sala de aula, nos seminários avaliativos, exposições com discussões abertas ao público, com realização de oficinas, dentre outras atividades. O Prof. Juarez Paraiso no seu Parecer como membro da Banca de Avaliação da referida Tese, se referindo a criação da nova técnica de Gravura pelo referido artista/professor, declara: “A criação de uma nova técnica para as artes visuais é um ingente desafio diante das improvisações e inconsistências da chamada arte contemporânea” (PARAISO.2015). Ainda na fala do Prof. Juarez Paraiso … “A chamada Isoporgravura tomou consistência graças a tenacidade, a competência, a criatividade e a percepção pedagógica do doutorando Julian Wrobel” (PARAISO.2015).

Professor aposentado desde janeiro de 2022, depois de quase cinquenta anos de atividade como docente na EBA/UFBA, Julian Wrobel soube consolidar um salutar e necessário encontro com a pesquisa, ensino e extensão, os três eixos basilares da Universidade, eixos que justificam assim a existência da Universidade e seu importante papel como fonte de aprendizado e troca de saberes e fazeres com a comunidade em geral. Nesse sentido a trajetória do Prof. Julian Wrobel, o credencia com todos os méritos, a fazer parte da honrosa história da centenária Escola de Belas Artes, a segunda Escola de Arte criada no Brasil e ainda hoje uma das mais importantes do país.

Salvador, 10 de outubro de 2023

Profa. Dra. Nanci Novais
Artista visual, Profa. Titular da UFBA,
Coordenadora do “Painel em Destaque”