- Categorias:
- Agenda Belas Artes Agenda Estudantil Comunidade Externa Cultura Pop Desenho Exposição Galeria Cañizares Professor UFBA
- Tags:
“DOCENTES EM PAUTA 2022”
A Exposição “Docentes em Pauta” é um Projeto associado ao Programa Permanente de Extensão da Escola de Belas Artes intitulado “Galeria Cañizares em Ação Permanente”, que juntamente com o Programa “EBA em Ação Permanente”, ambos criados e coordenados pela então Diretora, Profa. Nanci Novais, integram o conjunto de ações que recebem o apoio direto do PROGRAMA PPArte da PROEXT/UFBA. O PPArtes é um programa de apoio que não tem edital para seleção de projeto, é um apoio direto e foi criado em 2015 para atender as demandas das Atividades de Extensão Permanente das Escolas de Artes da UFBA.
Assim, registrado no SIATEX, o projeto da Exposição “Docentes em Pauta” criado por iniciativa dos professores doutores Paulo Roberto Oliveira e Carlos Eduardo Góes, sob a coordenação e tendo a curadoria dos mesmos, acontece desde 2015 e continua perseguindo o mesmo objetivo que é promover para toda comunidade interna e externa à academia, uma visão bastante significativa da produção artística e pesquisa acadêmica realizada pelos docentes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.
Nesse sentido, após dois anos de pandemia e restrições sanitárias este projeto retorna de forma presencial em 2022, ano em que a Escola de Belas Artes comemora seus 145 de existência, apresentando uma produção que mesmo em tempos difíceis não deixou de fazer arte e realizar inúmeras ações no campo da pesquisa. Assim, buscando estimular no público extramuros o interesse pelo universo artístico, a exposição “Docentes em Pauta” através dos mais variados estilos resgata a tradição da Escola de Belas Artes que sempre procurou divulgar sua produção acadêmica, revelando um amplo campo de conhecimento gerado por professores-artistas-investigadores que atualmente fazem parte do quadro efetivo da escola.
Coletar, pesquisar, expor, divulgar obras inéditas e os seus respectivos resultados fazem parte desse desdobramento de experiências vividas, quer seja em sala de aula ou no seu atelier, são obras desencadeadas a partir da observação e da reflexão sobre os fenômenos sociais, culturais, naturais e individuais que envolvem o mundo das artes.
Com esse propósito, buscamos aproximar o grande público dessas produções artísticas levando o espectador a transitar em um espaço que se caracteriza pelo fazer. Produzir é multiplicar saberes, diz respeito à cultura e ao conhecimento, é mergulhar em mundo de diversidades que envolvem técnicas, métodos e procedimentos, é promover um diálogo com diferentes campos temáticos e suas correlações com o mundo contemporâneo.
Curadoria
Carlos Eduardo e Paulo Guinho Julho /2022