Bolsistas PIBID/UFBA expõem na Galeria do Aluno

Data de publicação: 19 de ago de 2019


Galeria do Aluno convida para a exposição “Traços Afirmativos – relações étnico-raciais e diversidade cultural experienciadas no fazer artístico”. A mostra coletiva tem abertura no dia 19 de agosto e abre para visitação no dia seguinte. “Traços Afirmativos” é um subprojeto PIBID/Artes Visuais – Desenho e Plástica da Universidade Federal da Bahia.

SERVIÇO: “Traços Afirmativos – relações étnico-raciais e diversidade cultural experienciadas no fazer artístico”
ALUNOS ID: Ágatha Sena, Bárbara Santos, Brenda Cernada, Clara Matias, Francisco Arcanjo, Jeielei Santos, Josi Tainá, Karina Neves, Kaoma Alves, Kleberson Moreth, Murillo França e Tereza Carvalho
COORDENAÇÃO: Jailson César Borges
SUPERVISÃO: Sônia Evangelista e Susane Castro
ONDE: Galeria do Aluno – Escola de Belas Artes/UFBA, Rua Araújo Pinho, nº. 212, Canela. Salvador-BA.
QUANDO: 19 de agosto de 2019 (abertura); 20 a 30 de agosto (visitação)

 

TRAÇOS AFIRMATIVOS
Relações étnico-raciais e diversidade cultural experienciadas no fazer artístico

Alinhados com o pensamento de Ana Mae Barbosa (1998), entendemos que, no contexto educacional, o ensino das artes visuais oportuniza ao educando o desenvolvimento da sensibilidade estética, da imaginação, da criatividade e da percepção. Como tais, fatores que determinam um modo particular de ordenar o pensamento simbólico para conferir outros sentidos à experiência humana, manifestando-se tanto no fazer artístico quanto na ação de conhecer, apreciar e refletir as formas produzidas por si mesmo e pelo outro. 

Com base nessas premissas, os bolsistas do PIBID – Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência/UFBA, imersos no processo formativo para o ensino das artes visuais, desenvolveram ações pedagógicas em duas escolas públicas, em Salvador –  Escola Deputado Gersino Coelho e Colégio Estadual Thales de Azevedo, sob a supervisão das professoras Susane Castro e Sônia Evangelista. No desenvolvimento das atividades, os licenciandos da EBA, alguns em seus primeiros contatos com a prática pedagógica, conduziram os educandos a ampliar os limites de sua percepção e vivenciar novas possibilidades expressivas. Assim, se impuseram como mediadores da aprendizagem, valorizando o campo das subjetividades, as interpretações pessoais e, sobretudo, a autonomia do indivíduo, em consonância com o pensamento de Paulo Freire (2003), quando afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”. 

Como saldo do processo, essa mostra apresenta algumas das produções artísticas realizadas por alunos do ensino básico, resultantes da exploração e transformação de recursos materiais diversos, de apropriações e ressignificações de elementos da cultura e da arte, bem como da reinterpretação de problemáticas da vida cotidiana. Vale ressaltar que a temática norteadora do nosso subprojeto – PIBID Artes/Desenho e Plástica, versou acerca das relações étnico-raciais e valorização da diversidade cultural, de modo a evidenciar que os campos educacionais devam se conformar como um espaço plural de inclusão e, portanto, de múltiplos pensares e fazeres que impactem positivamente na formação sociocultural do cidadão.

Jailson César Borges
Coordenador do PIBID – Subprojeto Artes/Desenho e Plástica

Bolsistas:
Ágatha Sena, Ana Tereza Carvalho, Barbara Santos, Brenda Cernadas, Clara Matias, Francisco Arcanjo, Jeieli Santos, Josi Tainá, Kaoma Alves, Karina Neves, Kleberson Moreth e Murillo França.

© 2016 Todos os direiros reservados - Desenvolvido por uma cria da casa